Programação

Palestras — às 19h30

Local: Auditório do Prédio B

22 de maio

  • O Negócio da Propaganda Pós-Digital

        andre-poa-pequenoAndré Porto Alegre

André Porto Alegre é jornalista e publicitário, consultor de empresas, membro do Conselho de Administração e da Diretoria Executiva da APP (Associação dos Profissionais de Propaganda),     Conselheiro do CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), Conselheiro do FAC (Fórum do Audiovisual e Cinema) e Curador de Projetos do Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial, além de Curador de Conteúdos do Festival Universitário de Propaganda.

 

23 de maio

  • Meio e Mensagem ou Caligrafia, Linotipia e Tecnologia

      valeria-pequeno  Valéria London

Valéria London é designer, sócia diretora do escritório Valéria London Branding & Design. Possui experiência em projetos nas áreas de Branding, Identidade Visual, Sinalização e Mobiliário de espaços de utilização pública, Design de Peças Gráficas, Projetos de Gráfica Ambiental e Projetos de Varejo. Foi presidente da APDINS RJ (Associação Profissional dos Designers RJ) e da ALADI (Associação Latino Americana de Designers).

 

24 de maio

  • A Informação Editorial e a Transição Para o Digital

          os-tres-pequenoMartina Ritter recebe John Drops e Andréa Dantas

Martina Ritter é fashionista e uma das digital influencers mais importantes do país. John Drops é publicitário, humorista e um dos maiores fenômenos do Instagram. Andréa Dantas é jornalista, editora chefe das revistas Quem e Marie Claire.

 

25 de maio

  • Gestão com Transformação Digital. Como Inovar Nesse Ambiente?

        marcelo-violento-pequenoMarcelo José Violento

Marcelo Violento é diretor regional da IBM Brasil. Já atuou como executivo para as Unidades de Negócios de Servidores Unix (Power) e de Mainframe no Brasil, sendo responsável pelo posicionamento estratégico dos produtos, gestão de marketing, além de toda operação e vendas.

 

26 de maio

  • Projetos Culturais Nas Grandes Corporações e a Crise Mundial

        marcelo-calero-pequenoMarcelo Calero

Marcelo Calero é diplomata e ex-Ministro da Cultura. Ele se formou em Direito na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e assumiu em janeiro de 2015 a Secretaria de Cultura do município do Rio, após seu trabalho, desde 2013, como presidente do Comitê Rio450. Além disso, teve passagens pela CVM e pela Petrobrás.

Workshops — das 14h às 18h

 

23 de maio

  • Workshop de Design de Superfície com Estamparia Digital.

Leandra Saldanha

Faça a sua camiseta estampada. Traga uma camiseta (com pelo menos 50% de poliester) e aprenda as principais técnicas de montagem de padronagens e impressão por sublimação.

  • Desafios de Internacionalização.

Lucio de Carli

A cada ano aumenta a exigência e o conhecimento que o profissional de Relações Internacionais deve ter dos desafios de internacionalização. Entender a fundo estes desafios é o principal objetivo deste workshop. O tema será abordado de uma forma lúdica e interativa criando um ambiente de aprendizado e colaboração no formato de metodologias ativas.

  • Comunicação de Alta Performance nas Crises de Imagem e Reputação.

Rosângela Florczak

A imagem e a reputação são cada vez mais importantes na vida das organizações e dos profissionais. Conheça boas práticas e metodologias adequadas para agir com proatividade e liderança nas situações de riscos e crises.

  • A Produção de Efeitos Sonoros e Foley Para Cinema, TV e Games.

Kiko Ferraz, Felipe Burger e Marques Renato Galimberti

Explosões, ossos quebrando, monstros rosnando… O método e a prática para a criação e produção daqueles sons que tem fundamental importância na narrativa audiovisual, mas que não são os diálogos e nem a música.

  • Os Bastidores de Eventos Esportivos: criando oportunidades de marketing.

Fernando Trein

O objetivo do workshop é relacionar os conceitos de marketing e gestão esportiva, apresentando os bastidores de diferentes eventos esportivos.

 

24 de maio

  • A Realidade do Empreendedorismo: experiências e desafios.

Nelmar Vaccari

Mostrar os aspectos positivos e as questões complexas para o público que busca entrar em um processo de incubação. O foco central é o desafio da implementação da ideia empreendedora. O formato é o mesmo com participantes que contêm e analisem as suas experiências recentes.

  • A opinião no Jornalismo Impresso: traços e textos conformando a opinião pública

Adriana Kurtz

“Prefiro ser aquela metamorfose ambulante/ Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”. Apresenta um olhar sobre a questão da opinião no jornalismo impresso em sua relação com a informação e, especialmente, com a formação da chamada opinião pública (inclusive via redes sociais). Os diferentes gêneros opinativos serão identificados e discutidos, com destaque para a contradição nos Editoriais e a questão da charge, gênero que reúne http://acheterdufrance.com/ aspectos gráficos e textuais e usa o humor como estratégia para persuadir seus leitores.

  • Discutindo e Analisando a Conjuntura Econômica Brasileira: quando vamos voltar a crescer?

Fábio Pesavento

No workshop vamos apresentar elementos (conjunturais e estruturais) que auxiliam no entendimento da atual crise econômica que afeta o Brasil. Além disso, vamos compartilhar as perspectivas para a economia brasileira nos próximos anos e o papel que o ajuste fiscal pode ter para recuperar o crescimento econômico no curto prazo.

  • Fotografia Artesanal: imagens de luz e prata.

Manuel da Costa

Essa oficina objetiva o encontro dos alunos com o fenômeno da formação de imagens pela ação da luz, e com o registro dessas imagens em folhas de papel revestidas com cristais de prata. Os alunos terão a oportunidade de conhecer o funcionamento de uma “câmara obscura” como a descrita por Leonardo da Vinci no século XV, e de utilizar câmeras sem lente para fotografarem durante a aula. Essas fotografias serão processadas pelo modo convencional pelos próprios alunos, com a utilização de banhos químicos em um laboratório de revelação à prova de luz. Todos os materiais e equipamentos necessários para a realização da oficina serão fornecidos pela escola.

  • Escrever para Engajar – posts para gerar engajamento nas redes sociais.

Cátia Schuh Weizenmann

Este workshop propõe-se a mostrar uma série de técnicas, dicas e macetes para aplicação prática no dia-a-dia da produção de conteúdo, com foco em engajamento com resposta imediata nas redes sociais. Um pouco de teoria e alguns exemplos reais fazem a base para as criações dos participantes. Após, um exercício permite experimentar na prática como é possível criar solicitando respostas imediatas e a apresentação para o grupo mostra diferentes estratégias criativas para solução.

 

25 de maio

  • O Brasil Hoje e os Impasses da Democracia.

Ana Simão

A conjuntura política e econômica do Brasil tem mobilizado diferentes análises, promovido debates e inquietações em diversos setores da sociedade. Diante desse cenário, o workshop tem o objetivo de analisar o atual momento político brasileiro, propondo uma reflexão sobre a crise e seus possíveis desdobramentos, a partir de aportes da História e da Ciência Política.

  • Introdução à Animação.

Giovanni Pereira

O workshop “Introdução à animação” busca apresentar aos estudantes um breve histórico sobre a evolução da animação, principais técnicas, além de explicar os princípios da animação. Ao final, os estudantes produzirão um curtíssima-metragem em técnica de animação.

  • Criando Marcas, for Dummies.

Marcelo Halpern
O workshop consiste em uma visão geral sobre os principais conceitos, processos e referências para o processo de design de marcas. Além disso, é um espaço dedicado para tudo o que você sempre quis saber sobre design de marcas e teve vergonha de perguntar.
  • Adicione COOLNESS ao seu Dia!

Fernando Bakos

O que faz as coisas mais bacanas? Dicas diárias de exercitar o espírito de aventura, a curiosidade e a ousadia. Como arquitetos, designers, estilistas, poetas e inventores cultivam sua sensibilidade com bom humor para fazerem inovação. Remix, sampling e colagens de baixa e alta cultura, bom e mau gosto, pop e erudito. Para se desmanchar preconceitos e questionar.

 

26 de maio

  • Re-Edit, Stairway to Video: criação de vídeo a partir de imagens de arquivo.

Alfredo Barros

A criação de vídeo a partir de imagens de arquivo. Escolha um tema qualquer que lhe interesse, pesquise e baixe imagens e sons espalhados em tags no universo sem fim de materiais disponíveis e sem restrições de reutilização na internet, traga fotos, áudios e vídeos de seu arquivo pessoal, grave coisas novas no celular e guarde tudo em uma pasta. Aplique técnicas de edição para reorganizar e ressignificar tudo isso num timeline de 2 minutos que faça algum sentido e re(a)presente aquele tema qualquer. É disso que se trata esse workshop. Quem se atreve?

  • Games Para Criativos.

Thiago Bulhões

Games para criativos é uma introdução ao mundo dos games para estudantes de publicidade, design e interessados sobre o tema. Neste workshop serão abordados temas sobre o desenvolvimento de games e possíveis usos para a indústria criativa.

  • Formação de Preço de Venda Para Criação em Moda.

Frederike Mette e Mariana Castro

O participante passa a saber sobre a importância da utilização de modelos corretos de precificação, além de ficarem mais seguros para a tarefa de definição do preço de suas mercadorias e serviços. Em pauta: elementos de formação de preço, despesas, rentabilidade, custos fixos e variáveis, aplicados ao mundo da moda, com aplicação de exemplos práticos no atelier.

  • Não Sabe Programar? Sim, você pode criar um site.

Marcos Bernardo Lamb

Criar e publicar websites autorais com o software Adobe Muse, sem escrever linhas de código e deixando a criatividade em primeiro plano. Muse oferece um conjunto de ferramentas familiares a outros aplicativos da Adobe aplicados em fazer um site do rascunho a publicação.

  • Os Desafios de uma Cobertura Jornalística ao Vivo na Prática.

Tanira Bolivar Lebedeff

Como fazer uma cobertura em tempo real utilizando um celular e as redes sociais. Bate papo sobre grandes coberturas,  a colaboração com público e atividade (bem) prática durante o evento. Inscritos receberão material para leitura prévia. E traga seu celular bem carregado, por favor!

 

VAGAS LIMITADAS

PROGRAMAÇÃO SUJEITA A ALTERAÇÕES